Outubro Rosa



Olá Princesas Rosa Chiclete, Como vocês estão?!

Hoje está postagem é especial para nós mulheres pois o câncer de mama é uma das doenças que mais causam morte em mulheres e se for tratado no início pode ter cura, então o outubro rosa é o mês para a prevenção contra o câncer de mama e o exame se chamado mamografia.



 A mamografia é um exame preventivo para analisar seus seios e observar se eles possuem algum nódulo ou algo estranho que mostre que tem algo de errado. Para deixar bem esclarecido este assunto coloquei aqui a história do outubro rosa.


História do outubro rosa 


                                   
    #A história do outubro rosa foi retirado do site: Clique aqui

           
O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês   nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.


A história do Outubro Rosa remonta à última década do século 20, quando o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990 e, desde então, promovida anualmente na cidade (www.komen.org).

Em 1997, entidades das cidades de Yuba e Lodi nos Estados Unidos, começaram efetivamente a comemorar e fomentar ações voltadas a prevenção do câncer de mama, denominando como Outubro Rosa. Todas ações eram e são até hoje direcionadas a conscientização da prevenção pelo diagnóstico precoce. Para sensibilizar a população inicialmente as cidades se enfeitavam com os laços rosas, principalmente nos locais públicos, depois surgiram outras ações como corridas, desfile de modas com sobreviventes (de câncer de mama), partidas de boliche e etc. (www.pink-october.org).
A ação de iluminar de rosa monumentos, prédios públicos, pontes, teatros e etc. surgiu posteriormente, e não há uma informação oficial, de como, quando e onde foi efetuada a primeira iluminação. O importante é que foi uma forma prática para que o Outubro Rosa tivesse uma expansão cada vez mais abrangente para a população e que, principalmente, pudesse ser replicada em qualquer lugar, bastando apenas adequar a iluminação já existente.

A popularidade do Outubro Rosa alcançou o mundo de forma bonita, elegante e feminina, motivando e unindo diversos povos em torno de tão nobre causa. Isso faz que a iluminação em rosa assuma importante papel, pois tornou-se uma leitura visual, compreendida em qualquer lugar no mundo.

Estão pensando que só vai ter texto não vai não deixarei aqui 2 vídeo muitos legais falando mais sobre o câncer de mama,Beijus princesas até a próxima.             

                                         
                 

                             
                                                   

                                                 

         

6 comentários:

  1. Que legal, eu não conhecia a história do outubro rosa! Obrigada por divulgar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que pude te ajudar a saber um pouquinho mais sobre esse fabuloso assunto :D beijus :D

      Excluir
  2. Essa luta é de todos nós, trabalho com radiologia, e sei mais do que ninguém o quanto essa causa é séria e importante pra todos. bjks, e conto com sua visita
    http://naasangarcia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Muito importante,devemos sempre nós cuidar :D Beijus

    ResponderExcluir
  4. Ficou muito bom o post, bem completo, vamos nos cuidar a partir dos 35 anos já pode fazer.

    ResponderExcluir
  5. Obrigada,devemos sempre nós cuidar :D

    ResponderExcluir